No Rotaract Club Parede-Carcavelos encaramos os desafios do século XXI com determinação, adotando a Economia Circular como uma das nossas principais bandeiras de ação.
Somos jovens ambiciosos e acreditamos no poder de criar projetos impactantes. Nesse sentido, estamos agora a lançar um projeto de reciclagem, visando envolver ativamente a nossa comunidade.
O "Projeto de Reciclagem - É Preciso ter Lata" é mais do que uma simples operação de reciclagem: é uma oportunidade de participação direta da comunidade. O mesmo consiste na recolha de latas de alumínio e na sua subsequente reciclagem e/ou valorização, sendo os fundos arrecadados posteriormente destinados a outros projetos do clube, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Educação de Qualidade (ODS 4): Garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos.
Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11): Construir cidades e sociedades sustentáveis em todo o mundo.
Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12): Reduzir o desperdício global e alcançar a gestão sustentável de produtos.
Ação Climática (ODS 13): Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas.
Em Portugal, de acordo com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, apenas 30.6% dos resíduos são reciclados, um valor que se encontra bastante abaixo da média europeia (48.5%). Assumimos assim o desafio de aumentar a reciclagem de resíduos de alumínio, com especial foco em Cascais, indo ao encontro da meta europeia de 60% até 2030. O Rotaract Club Parede-Carcavelos está a construir uma estrutura para garantir uma rede eficaz de reciclagem do alumínio.
Guiados pelos princípios dos 3 Rs da Sustentabilidade e Economia Circular, pretendemos estabelecer um projeto que traga mudanças duradouras e capacite a nossa comunidade a dizer:
"Com a minha lata, contribuí para uma bolsa de estudo!"
"A minha lata ajudou a salvar o planeta!"
"Tenho tanta lata que consegui mudar vidas!"