O Lendo para o Futuro é um projeto que procura combinar o incentivo à leitura jovem com o apoio a instituições sociais, através da venda solidária de livros em 2.ª mão, a preços acessíveis.
Desta forma, o projeto está alinhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Erradicar a Pobreza (ODS 1): Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Erradicar a Fome (ODS 2): Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
Educação de Qualidade (ODS 4): Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12): Reduzir o desperdício global de alimentos na produção e consumidor. Alcançar a gestão ambientalmente saudável de produtos químicos ao longo de seu ciclo de vida. Reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
O índice de leitura nos jovens em Portugal encontra-se em constante decréscimo, justificado, em parte, pelo elevado custo de aquisição de grande parte dos livros que acaba por não ser acessível a um orçamento familiar baixo ou médio.
Diversos livros não chegam a obter uma segunda vida, sendo por vezes reciclados ou mesmo descartados. Para tal, o projeto visa ultrapassar essa barreira, através da venda dos mesmos por preços considerados simbólicos.
Com o objetivo de promover os hábitos de leitura entre os jovens através da venda solidária de livros, estabelecemos parcerias com diferentes instituições de ensino locais desde o Colégio Marista de Carcavelos e a Escola Secundária Fernando Lopes-Graça até à Nova School of Business and Economics.
Este projeto permite ao clube recolher fundos monetários para a execução de outros projetos sociais e ambientais que caracterizam a sua ação.
Pela venda de livros em segunda mão com um valor superior àquele que as lojas sociais adquirem com a sua reciclagem, acrescentamos valor aos livros e devolvemos o mesmo em géneros alimentares e/ou de higiene para os seus programas de apoio a famílias carenciadas. Até à data, estabelecemos parcerias que resultaram em doações a instituições como o GAF - Grupo de Apoio à Família da Paróquia de S. Julião da Barra e o Centro Comunitário da Paróquia da Parede.